sexta-feira, 21 de outubro de 2011

SAÚDE, QUALIDADE DE VIDA E HIGIENE PESSOAL

Saúde

Historicamente saúde tem sido definida por diversos modos.
Os antigos médicos gregos acreditavam que saúde era uma condição de equilíbrio do corpo.
Para os índios do Novo Mundo, estar saudável era estar em harmonia com a natureza.
Os chineses antigos acreditavam que saúde era o reflexo de uma força chamada "QI" (Edelman 1986).
Em contraste, a medicina ocidental aborda saúde analisando seus componentes, ao invés da análise da interconexão entre eles. Essa abordagem tem sido defendida através dos tempos, o que levou ao foco primário de doença e incapacidade.
Só recentemente esta postura médica começou a mudar para uma visão mais holística.
Há algumas décadas, em 1946, a OMS (Organização Mundial de Saúde) introduziu uma dimensão mais positiva de saúde em sua definição: "saúde é um estado de completo bem estar físico, mental e social e não somente a ausência de doença ou enfermidade".

Qualidade de Vida

A qualidade de vida é um termo empregado para descrever a qualidade das condições de vida levando em consideração factores como a saúde, a educação, o bem-estar físico, psicológico, emocional e mental, expectativa de vida etc. A qualidade de vida envolve também elementos não relacionados, como a família, amigos, emprego ou outras circunstâncias da vida.
Muitos são os fatores que influenciam na qualidade de vida e os mais importantes dependem de cada um de nós, da nossa visão do ideal, da nossa herança familiar e cultural, da fase da vida em que estamos, da nossa expectativa em relação ao futuro, das nossas possibilidades, do ambiente, da visão que temos do mundo e da vida, dos nossos relacionamentos. Existem certas condições básicas, como: ter o que comer, morar, saúde, liberdade de escolha... Quando elas não existem, tornam-se prioridade número um e não há muito que discutir.
Qualidade de vida envolve um conjunto de fatores que devem existir para uma vida melhor. Isso quer dizer que a qualidade de vida passa pela necessária mudança de comportamento, vivência de valores, crescimento profissional e humano, disciplina e respeito, cuidados com os ambientes, atenção à saúde, vivência de uma espiritualidade...
Uma das questões centrais da reflexão sobre qualidade de vida está no trabalho, que deveria ser fonte de prazer e satisfação: o prazer no processo, o prazer em ver o trabalho pronto e o prazer que o produto final propicia às pessoas.
O trabalho, na verdade, passou de uma concepção de sobrevivência, em busca de meios para satisfazer as necessidades básicas, até chegar, nos dias de hoje, como sendo vital e fundamental para todo ser humano essencial à vida e à própria felicidade. É inegável sua importância para o ser humano, pois através dele a pessoa se sente útil à sociedade e à vida.
O trabalhador, nesse sentido, deverá ser ouvido, percebido e respeitado como ser humano e como cidadão. Desta maneira, a concepção de trabalho seria desvinculada da concepção de castigo, fardo, sacrifício e se transformaria em fator importantíssimo de felicidade.
A qualidade de vida não está à venda como se fosse um item da moda ou de um supermercado, também não a conseguimos adquirir de um dia para o outro.
A verdade é que, considerando o ditado que “...a única coisa permanente é o constante processo de mudanças...”, precisamos estar sempre nos reposicionando e perguntando:
- Estou sendo feliz no que faço (trabalho, lazer, vida familiar, etc ...)?
- Meus objetivos/planos/metas ainda são válidos para as atuais condições?
- Do que tenho aberto mão em função das atuais opções?
- O que estou fazendo para que outras pessoas também tenham mais qualidade de vida?
- O que posso fazer para ser mais feliz nas diversas dimensões da vida?
A questão central é que precisamos fazer alguma coisa, “não deixar para amanhã tudo aquilo que gostaria de fazer, posso fazer e tenho condições de fazer hoje”. Temos a tendência de achar que viveremos eternamente e que, portanto, podemos adiar mesmo as coisas boas. Qualidade de vida tem algo de “aqui e agora”, e algo que poderíamos chamar de “planejar o futuro”.
Robson Santarém, da Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas do Rio de Janeiro, afirma que a qualidade de vida deve iniciar por algumas perguntas:- Qual o sentido da vida?
- Quais valores estão presentes em nossa vida?
- Que prazer, que paz, que harmonia, que felicidade, que vida é esta afinal?
- Que herança se pretende deixar para os filhos: imóveis, bens, investimentos ou o orgulho de ter sido uma pessoa íntegra?
Pela profundidade das respostas seguramente encontraremos pessoas mais livres, mais equilibradas e felizes. A afabilidade e atenção, o cuidado e a cooperação, o entusiasmo e o senso de humor, a paixão e a lealdade, a humildade e a vergonha, a serenidade e determinação, a ética, a justiça e muitas outras virtudes precisam estar presentes na vida do dia-a-dia. Isto, sim, é qualidade de vida!
Beleza, Saúde e Alimentação

Higiene Corporal

Higiene é o conjunto de normas que têm a finalidade de conservar e melhorar a saúde, evitando as doenças e, desse modo, preservando a vida.
Não dar importância às normas de higiene e não praticá-las é correr o risco de perder a saúde e ficar desajustado socialmente. Para garantirmos nossa saúde, devemos aprender a ter certos cuidados com as mãos, os pés, os dentes e o couro cabeludo.

Banho diário
Nada melhor para a saúde, embelezamento e mesmo repouso do corpo do que o banho diário.
O que é realmente importante:
- o banho diário elimina os maus odores provocados pelo suor e lhe dá maior disposição para o trabalho;
- faça o uso diário de desodorante, com cuidado de escolher um aroma suave.

As Mãos e os Pés
Mantenha as unhas e mãos sempre limpas: ao se alimentar, indo ao banheiro, após manusear dinheiro ou após haver fumado.
Lavar as mãos com auxílio de sabão e, se possível, de escova macia, escovando amplamente a palma e dorso das mãos e entre os dedos: escove o cotovelo As unhas devem ser mantidas curtas, deixando a polpa do dedo livre. Pinte-as se quiser, mas mantenha o esmalte inteiro.
Se você fica de pé o dia todo. A higiene dos pés lhe dará maior conforto, reduzindo a sensação de cansaço. O mau cheiro dos pés provoca constrangimento.
Procure andar sempre com sapatos confortáveis, para evitar calosidade, unhas encravadas e bolhas.
É preciso, também, que os calçados sirvam perfeitamente nos pés; eles devem ser de couro para facilitar a transpiração. Os saltos causam problemas em sua postura e, conseqüentemente, dores nas costas.

Os Dentes
Bons dentes contribuem para uma boa mastigação e, portanto, para um melhor aproveitamento dos alimentos. Todas as vezes que os dentes entram em ação, permanecem restos de comida entre eles e as gengivas. Por isso, devemos escová-los após as refeições e antes de deitar, evitando o mau hálito e as cáries dentárias.
Ás vezes, ele é proveniente de distúrbios estomacais ou sinusite. O fumo também causa mau hálito.
O mau hálito é imperceptível para nós mesmos, porém para as pessoas com as quais relacionamos, não. A escovação correta é freqüente dos dentes, a utilização do fio dental, visitas ao dentista são hábitos que você não deve esquecer.

Os Cabelos
A higiene dos cabelos é muito importante para você e para toda a clientela. Lave seus cabelos no mínimo duas vezes por semana e mantenha-os sempre bem penteados e cortados.

O Rosto
A higiene do rosto é de grande importância, tanto para o sucesso social para profissional. A pele deve ser antes de tudo, sadia. Através da lavagem do rosto, você vai remover as sujeiras que se acumulam durante o dia, a maquiagem e as células mortas do rosto proveniente da escamação natural da pele, evitando o aparecimento de cravos e espinhas. Lave o rosto duas vezes por dia, utilizando a água fria, evitando produtos fortes.

Vestuário
As nossas roupas também precisam de cuidados especiais. Se você vestir uma roupa suja, não terá boa aparência e transmitirá micróbios. É preciso manter-se asseado, com roupas limpas e adequadas ao ambiente de trabalho.
Tecidos facilmente laváveis são mais adequados. A cor você escolhe, mas veja bem, as cores mais claras são menos cansativas.
Mantenha-o limpo.
Sua maquiagem também é importante; seja discreta e use tons suaves.

Agora, vamos falar sobre a alimentação
Além dos cuidados com o nosso corpo, com o ambiente de trabalho, e a preservação de bons hábitos e costumes de higiene, devemos também ter muito cuidado com a nossa alimentação, pois precisamos de vários tipos de alimentos para suprir as nossas necessidades básicas, e, assim, ter uma boa saúde.
Vamos fazer uma comparação: pense em um automóvel. Como você sabe, ele anda graças ao combustível. Quando chega ao motor, o combustível é queimado, produzindo a energia que alimenta o carro.
O desenvolvimento do indivíduo depende de uma alimentação correta à base de vitaminas, proteínas, minerais e outros nutrientes.
Os alimentos, depois de mastigados e digeridos, são transformados em energia, o que garante o bom funcionamento do organismo. Assim, como você pode observar, o combustível é tão importante para o carro como o alimento para o organismo humano.
Tudo o que comemos e bebemos geralmente é formado por uma mistura de substâncias são simples, como água e a glicose, que passam do tubo digestivo para o sangue.
Tenha o cuidado de fazer uma alimentação variada e comer alimentos ricos em vitaminas.
Comer bem não é comer muito. Comer corretamente é saber escolher o tipo e a quantidade de alimentos necessários à saúde do organismo.
A alimentação adequada para cada indivíduo varia de acordo com suas necessidades pessoais, o seu modo de vida e a natureza das atividades que desenvolve.
É bom lembrar, contudo, que a alimentação deve ser variada. Sempre que possível ela deve conter carnes, leite, ovos, vegetais (verduras e legumes) e frutas, alimentos indispensáveis ao nosso corpo.
Somente bem alimentado, o corpo resiste ao desgaste do dia a dia.
Agora você sabe que, para evitar problemas de saúde, é fundamental manter bons hábitos de higiene corporal e ambiental, além de uma alimentação sadia e variada.
Para ter um organismo saudável, precisamos garantir um funcionamento equilibrado tanto do corpo físico como da mente. Só desse modo estaremos evitando contrair muitas doenças.
Conforme afirmação em http://saudetrabalho.blogspot.com/ :ter saúde com qualidade de vida é seguir os fatores abaixo encadeados!
Imagens, fonte: Imagens Google

2 comentários:

laura disse...

nossa... amei, isso sim é qualidade de vida,é um conjunto de tudo.

RSBB Consultoria disse...

Olá, Laura
Desculpe, mas passei por um período em que estive super atribulada e acabei deixando de acessar o administrador do Blog. Mas fiquei muito feliz em saber que o Post em tela, lhe auxiliou na compreensão do tema.
Grande abraço.
Rosley