segunda-feira, 10 de outubro de 2011

TRABALHO EM EQUIPE


Eu sou parte de uma equipe. Então, quando venço, não sou eu apenas quem vence. De certa forma, termino o trabalho de um grupo enorme de pessoas...
Ayrton Senna

Vamos iniciar conceituando o que seria uma equipe? É quando um grupo ou uma sociedade com conhecimentos complementares, comprometidas com propósito, meta de desempenho e abordagem comuns, e pelos quais se mantêm mutuamente responsáveis, ou seja, que resolve criar um esforço coletivo para resolver um problema; que dedicam-se a realizar uma tarefa ou determinado trabalho.
O trabalho em equipe possibilita a troca de conhecimento e agilidade no cumprimento de metas e objetivos compartilhados.

Vejamos um vídeo da Coca Cola:
video
Para que exista harmonia em uma equipe, é necessário, que se tenham normas bem definidas; objetivos e metas comuns, e seja esperado o mesmo resultado. Não pode haver equipes sem objetivos e metas de desempenho. As equipes se alinham as grandes metas organizacionais, as macro-estratégias e a visão das equipes. Mas cada uma deve construir sua própria visão, com valores e crenças que todos partilhem. Para trabalhar em equipe ocorre a interdependência entre os integrantes, sendo importante a confiança e um bom relacionamento interpessoal.
Toda a equipe é composta por diferentes indivíduos, sendo importante estar consciente das diversas maneiras como influenciamos e distorcemos as informações sobre o outro e o ambiente que nos cerca. Assim, é fundamental desenvolver a capacidade de se colocar no lugar do Outro, facilitando a compreensão das suas atitudes, dificuldades e desejos (é que chamamos de empatia). A equipe será mais produtiva quanto mais inteligente for, quanto melhor tiver consciência de suas emoções e souber lidar com elas.
Analise o vídeo abaixo:
  video
Definitivamente o trabalho em equipe é fundamental para o desenvolvimento e o sucesso profissional do indivíduo e para o crescimento da organização. Para saber trabalhar em equipe é necessário desenvolver competências como: respeitar o próximo como ser humano; saber ouvir o colega; ter um espírito de cooperação; compartilhar idéias e respeitar a opinião do próximo. Uma equipe é como uma família, tendo que se manter unida com respeito, honestidade, confiança para que seja possível a realização de um trabalho eficaz, criativo e de qualidade.

Desta forma é mais adequada a construção daquilo que se denomina “pactos de convivência” entre os membros da equipe. Construir um pacto deste tipo implica, portanto, em sentar junto com certa periodicidade e resolver questões do tipo: definição de objetivos e metas; divisão de papéis e funções; ajustes interpessoais; resolução de conflitos; definição da organização do trabalho e dos níveis de autonomia; relações com o líder.
video

Armando Ribeiro em seu artigo “Trabalhar em equipe” ressalta que são primordiais algumas condições básicas para o desenvolvimento de verdadeiras equipes de trabalho:
- Promover a discussão da missão, dos valores e dos limites dos indivíduos e da equipe;
- Conhecer os objetivos pessoais e profissionais de curto, médio e longo prazo de cada um dos integrantes. Saber para onde querem ir;
- Criar ambiente que favoreça, permanentemente, a confiança, honestidade, respeito, o diálogo e o bom-humor;
- Definir com clareza os objetivos a serem alcançados;
- Criar condições que favoreçam a transformação individual e da equipe;
- Desafiar. Nenhuma equipe sobrevive sem desafios;
- Permitir que a liderança seja democrática, escolhida preferencialmente pelos integrantes da equipe;
- Promover trabalho que agregue valor;
- Propiciar condições para que cada integrante possa assumir riscos;
- Conjugar os verbos na primeira pessoa do plural – NÓS;
- Ter visão de futuro;
- Aprimorar constantemente as relações interpessoais;
- Focar nos resultados e nos relacionamentos;
- Conhecer as competências de cada um dos integrantes.
Raphael Roale, no seu artigo “10 dicas para se trabalhar em equipe” , segundo seu relato em um momento de sua vida profissional necessitou dividir onze pessoas em três grupos de trabalho, o que gerou um caus, onde havia muita gente cedendo, poucas pessoas felizes, o trabalho levando o dobro do tempo previsto. Então nos deixou 10 dicas, que segundo ele aprendeu com o seu erro da pior maneira possível: falhando.
1. Tenha paciência - Muitas vezes é difícil conciliar opiniões diversas, principalmente quando se está em grupo. Dessa forma é muito importante que você tenha a devida paciências. Procure sempre mostrar os seus pontos de vista com moderação e ouça o que os outros têm a dizer, mesmo que não esteja de acordo com as suas opiniões.
2. Aceite sempre as idéias das outras pessoas - Nem sempre é fácil aceitar novas idéias ou admitir em público que não temos razão, mas é importante saber reconhecer que a idéia de um colega pode ser muito melhor do que a nossa. Afinal de contas, mais importante do que o nosso orgulho é o objetivo comum que o grupo pretende alcançar.
3. Nunca critique seus colegas - Quando surgirem conflitos entre os colegas de grupo, é de vital importância não deixar que isso interfira no trabalho em equipe. Avalie as colocações do colega, com isenção total sobre suas impressões de caráter. Pode criticar (de forma construtiva) as idéias, nunca a pessoa.
4. Saiba como dividir - Entenda que é muito importante dividir tarefas quando se trabalha em equipe. Não parta do princípio que é o único que pode e sabe realizar uma determinada tarefa. Delegar, compartilhar responsabilidades e informação é fundamental.
5. Não deixe de trabalhar, colaborar - Não é por trabalhar em equipe que você precisa esquecer de suas obrigações. Lembre-se que dividir as tarefas é uma coisa, deixar de trabalhar é outra completamente diferente. Colabore.
video

 6. Mantenha uma postura participativa e solidária - Procure dar o seu melhor e ajudar os colegas, sempre que seja necessário. Da mesma forma, não se sinta constrangido quando precisar pedir ajuda à alguém da equipe.
7. Mantenha o diálogo, sempre - Quando se sentir desconfortável com alguma situação ou função que tenha lhe sido atribuída, é importante explicar o problema para que seja possível achar uma solução que agrade a todos.
8. Planejamento é essencial - Quando existem várias pessoas trabalhando em conjunto, a tendência natural é que se dispersem. O planejamento e a organização são primordiais para que o trabalho em equipe seja eficiente e eficaz. O importante é fazer o balanço entre as metas a que o grupo se propôs e o que conseguiu alcançar no tempo previsto.
9. Cuidado com o pensamento coletivo - Quando tudo já foi conversado e todas as decisões tomadas, é muito comum que um grupo coeso e homogêneo se torne resistente à mudanças e ignore outras opiniões. Quando isso ocorrer, o grupo deve ouvir opiniões externas e aceitar a idéia de que pode errar.
 10. Aproveite e divirta-se - No final de tudo, trabalhar em equipe pode ser uma excelente oportunidade de aprender com seus colegas e conviver mais próximo a eles. Todos ganham com a experiência.
SUGESTÃO DE FILMES: os filmes "A fuga das galinhas" e "vida de insetos" ambos abordam as questões de trabalho em equipe e determinação, de forma muito brilhante.

Fontes de Pesquisa:

Fonte das Imagens: Imagens Google

2 comentários:

Carol albuquerque disse...

mto bomm... queria saber qual o nome da musica do ultimo video...

RSBB Consultoria disse...

Olá, Carol, o objetivo era ter postado um vídeo, mas o blog não está projetando as imagens, apenas a música, que por sinal não sei te dizer o nome. rsrsr
Vou estar escluindo o vídeo do blog, obrigada pela colaboração.