segunda-feira, 17 de outubro de 2011

ETIQUETA EMPRESARIAL

Etiqueta é um conjunto de regras cerimoniosas de trato entre as pessoas e que são estabelecidas a partir do bom senso e do bom gosto. Diversamente do que muitos pensam essas regras não são privilégios de determinada classe social; qualquer pessoa pode e deve aprendê-las e fazer delas uma ferramenta a seu favor. É importante considerar que nesse mundo altamente competitivo, o indivíduo que cultiva os bons modos tem mais oportunidades de ascensão pessoal e profissional. Todo profissional bem sucedido sabe disso. Esse tipo de comportamento, fino e de bom gosto, certamente faz a diferença entre o sucesso e o fracasso.
A autoconfiança e a elegância, tanto na maneira de se vestir, como na postura e apresentação pessoal, podem melhorar a sua imagem, abrindo as portas de um novo mundo. Lembre-se que ser gentil, sincero e atencioso, é a regra-mestre para ganhar respeito e confiança.
Devemo-nos vestir com elegância, sem exageros. Se a apresentação é importante para você, é muito mais para a organização onde trabalha. A discrição é palavra de ordem, quer nas conversas surpreendidas involuntariamente, quer na correspondência de que é obrigado a tomar conhecimento, ou nos diálogos telefônicos, assuntos confidenciais, etc.
Não faça comentários desagradáveis sobre a firma na qual trabalha ou sobre o seu chefe, nem discuta ordens recebidas.
Não seja mal humorado e procure tratar bem a todos para se tornar simpático e, em conseqüência receber igual tratamento. Ao telefone, atenda a todos com cortesia, clareza, sem demora e com entonação de voz agradável, prestando todas as informações solicitadas.
Regras para Cumprimentar e Apresentar Pessoas
Há uma regra básica para todos os tipos de apresentação: quem quer que esteja se apresentando ou sendo apresentado, deve sorrir e olhar a pessoa nos olhos. Seriedade e tensão não funcionam bem nas apresentações. Outra coisa importante que deve ser observada é que o tapinha nas costas e os beijinhos devem ser evitados sempre, a menos que haja grande intimidade entre eles e a ocasião permita esse tipo de carinho.
Quando você se apresentar a alguém, não se intitule doutor, professor etc. Se você é doutor, professor ou magistrado, todos saberão no momento oportuno. Isso não é de bom tom na hora da apresentação. Você deve apenas dizer o seu nome.

Etiqueta ao Telefone
Ter bons modos ao telefone pode fazer uma diferença enorme na carreira de uma pessoa. Veja como evitar alguns erros extremamente comuns, que são cometidos, até mesmo por executivos experientes:
- Tenha sempre papel e caneta e anote os recados; pergunte se o outro pode falar naquele momento;
- Desligue o celular em reuniões, eventos e locais públicos – a menos que esteja aguardando uma ligação urgente, assim mesmo coloque-o no silencioso e saia da sala para atendê-lo;
- Se o celular de outra pessoa tocar nunca atenda;
- Ao atender ao telefone, diga o nome da empresa, bom dia (boa tarde, conforme o horário), seu nome, e pergunte "em que posso ajudar?".
- Se a pessoa se identificar usando o título de doutor, professor, etc., trate-o pelo título, nunca somente pelo nome;
- Enquanto estiver falando ao telefone, não faça outras coisas como digitar, mexer com papéis... A pessoa do outro lado, certamente, perceberá e poderá achar que você não está lhe dando a devida atenção;
- Não coma enquanto estiver ao telefone;
- Durante uma reunião na sua sala, se o telefone tocar, peça licença aos demais, atenda e, ao desligar, desculpe-se pela interrupção;
- Se você recebeu a ligação e precisa de algum tempo para dar uma resposta, comprometa-se a ligar, informando quando e a que horas telefonará.
- Sempre que ligar ou atender o telefone, esqueça seus problemas pessoais;
- Sua voz deve soar calma e agradável, por mais que esteja sobrecarregado de trabalho;
- Quem faz a ligação deve desligar primeiro;
- Esta regra só deve ser quebrada quando o outro estende demais a conversa e não percebe que está na hora de desligar.

Dicas Importantes ao Vestir no Ambiente de Trabalho
A aparência ou aspecto exterior é antes de qualquer coisa o reflexo do interior de cada pessoa. A pessoa cansada, desiludida, desmotivada para a vida revela seu estado de espírito no andar e no descuido para com vestuário.
Nossa aparência reflete nossa personalidade, influencia nossos contatos sociais e, conseqüentemente, os profissionais.
Alguns fatores são básicos quando se considera o modo de vestir-se: harmonia, estilo, atitude e elegância.
Harmonia: alguns itens são importantes para se entender melhor a forma de combinar as roupas e vestir-se adequadamente e com bom gosto, ou seja, com equilíbrio e harmonia. Sensibilizar-se para a forma, o padrão, a cor, a textura ou a linha é essencial na busca de um estilo próprio de vestir-se.
Estilo: a vestimenta e os acessórios são a embalagem de um conteúdo, neste caso, você. Logo, ela deve estar em equilíbrio com sua personalidade, altura, volume, tom de voz, caráter. O estilo é o que define você, trata-se da maneira como você se apropria de elementos diversos e faz desse conjunto um diferencial, ou seja, o seu próprio estilo. Ter estilo é ter personalidade.
Atitude: é um movimento, uma reação ou modo de ser diante do mundo, é um jeito especial de estar no mundo. Revela-se pela expressão verbal, pelo olhar, pelo vestir e andar. Ter atitude é ter estilo, é ter um senso de escolha diferenciado no resgate de objetos e coisas pelo inesperado. A atitude é a personalidade definida, assertiva, segura.
Elegância: significa simplicidade, é uma atitude, um conjunto que envolve o comportamento, o modo de vestir-se, a postura, o modelo de ser, de falar, de ouvir, além do modo de sentar, comer, andar. A elegância revela-se pela gentileza, consideração, atenção; é o tom da voz, a leveza do gesto, a palavra certa; é aquilo que distingue uma pessoa numa festa ou evento, não pela exuberância, mas pela discrição; é a escolha certa de cores, forma, padrões, linhas e texturas, que de modo discreto, causam forte impressão.

As Regras Fundamentais da Arte de se Vestir Bem São:
- Discrição é o segredo para vestir-se bem.
- Vestir-se com propriedade, de acordo com a hora, local e circunstância;
- Preferir o mais simples;
- Escolher cores que se adaptem ao seu temperamento;
- Usar acessórios que realcem o “toalete” e que estejam em harmonia com o traje.
- O perfume deve ser agradável, sem exageros. Evite odores excessivamente marcantes: para as mulheres indica-se algo leve e para os homens, uma água-de-colônia.
- Com relação aos cabelos, fuja dos excessos e busque a simplicidade. Um bom corte, tintura em dia, se necessária é o suficiente. Atenção a detalhes como fivelas, presilhas, e outros adereços que podem afetar o conjunto.
- A maquiagem complementa e dá um toque final. A naturalidade é o equilíbrio, e a maquiagem corrige ou acentua qualidades e defeitos. Fuja de excessos e procure suavidade.
Alguns cuidados:
Em Relação ao “Homem”:
- Estar sempre barbeado
- Calça e camisa sempre limpos e passados, barras feiras, botões pregados. As camisas abotoadas corretamente.
- Sapatos e ou tênis sempre limpos;
- Cabelo cortado e penteados;
- Bigodes aparados;

Em Relação a “Mulher”:
- Maquiagem mais suave;
- Esmalte em cores mais claras;
- Perfumes de fragrância mais fraca;
- Sapatos mais confortáveis;
- Cortes e penteados não extravagantes;
- Roupas modestas e adequadas ao trabalho;

Dicas de Almoço e Jantar de Negócios
- Almoço ou jantar de negócios: quem convida paga a conta;
- Opte por refeições e bebidas leves; lembre-se que a finalidade é comercial e não nutricional;
- Evite: palitar os dentes, mastigar com a boca aberta, cotovelos na mesa, olhar só para o prato, arrastar a cadeira, comer antes de todos estarem servidos, chamar o garçom por outro nome, usar o celular.

Etiqueta na Internet
- Responda todos os e-mails rapidamente;
- Preste atenção na gramática, ortografia e na pontuação;
- Não repasse e-mails duvidosos, correntes, piadas e boatos;
- No computador corporativo, use-o somente para o trabalho, evite acesso em sites pessoais como: Orkut, MSN, entre outros.

Sugiro a leitura do livro: VIEIRA, Maria Chistina de Andrade Vieira. Comunicação empresarial – etiqueta e ética nos negócios. São Paulo: Senac, 2007
Imagens fonte: Imagens Google

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