sexta-feira, 12 de setembro de 2008

COMUNICAÇÃO



Definitivamente, nada acontece sem que haja prévia comunicação. Inúmeros problemas podem estar lincados à falta de comunicação, e ter ciência de qual é o problema, trata de se ter meia solução para o mesmo. A Comunicação Empresarial, hoje em dia, chamada de corporativa ou institucional, apresenta-se, como uma ferramenta imprescindível de gestão estratégica para o empresário contemporâneo. A comunicação com o mercado é uma forte aliada, seja na superação de crises ou em busca de novos negócios.
Muitas empresas com produtos de qualidade cometem erros por não nutrirem um contato eficiente com seus funcionários, público-alvo, mídia, o que geralmente resulta na quebra do nome da empresa perante o público consumidor.
É necessário comunicar-se bem, pois a comunicação deficiente normalmente pode ser confundida com a falta de competência profissional. Suponhamos que você seja responsável pela apresentação de um projeto, expressando-se com frases confusas, sem uma boa ordenação do raciocínio, equivocando-se na seqüência dos argumentos, comportando-se com postura deselegante e gesticulação incorreta, pronunciando mal as palavras, seguramente estará também comprometendo o entendimento e a confiabilidade de sua proposta.

Esta deficiência na comunicação pode gerar também certo desconforto das relações interpessoais no ambiente de trabalho, às vezes não nos damos conta do quanto uma mensagem pode ser distorcida pelas pessoas e formas de comunicação utilizadas. Existe uma historinha (autor desconhecido) de uma pequena empresa no centro dos EUA que retrata muito bem esta situação, vejamos:
Do Presidente para o Diretor de uma fábrica qualquer:
Na próxima sexta-feira, às 17 horas, o cometa Halley estará passando por esta área. Trata-se de um evento que ocorre a cada 78 anos. Assim, por favor, reúna os funcionários no pátio da fábrica, todos usando capacete de segurança, quando explicarei o fenômeno. Se chover, não veremos o raro espetáculo a olho nu.
Do Diretor para o Gerente:
À pedido do Presidente, na sexta-feira às 17 horas, o cometa Halley vai aparecer sobre a fábrica. Se chover, por favor, reúna os funcionários, todos com capacete e os encaminhe ao refeitório, onde o raro fenômeno terá lugar, o que ocorre a cada 78 anos a olho nu.
Do Gerente para o Supervisor:
À convite do nosso querido Presidente, o cientista Halley de 78 anos vai aparecer nu na fábrica, usando apenas capacete quando ira explicar o fenômeno da chuva para os seguranças no pátio.
Do Supervisor para o Chefe:
Todo mundo nu, na próxima sexta, às 17 horas, pois o mandachuva do presidente, Sr.Halley, estará lá para mostrar o raro filme Dançando na Chuva. Caso comece a chover mesmo, o que ocorre a cada 78 anos, por motivo de segurança coloque o capacete.
AVISO PARA TODOS:
Nesta sexta-feira o presidente fará 78 anos. A festa será às 17 horas no pátio da fábrica. Vão estar lá Bill Halley e seus cometas. Todo mundo deve estar nu e de capacete. O espetáculo vai rolar mesmo que chova, porque a banda e um fenômeno.

No mundo corporativo é preciso que haja conscientização quanto a seguinte afirmação: uma Comunicação Corporativa eficiente pode mudar o rumo de uma empresa. Tem a capacidade de transformar a empresa num grande sucesso de mercado ou acabar com uma empresa, mesmo que tenha bons produtos ou serviços. Está posta para as corporações uma nova exigência. Mais importante do que apresentar os tradicionais balanços financeiros anuais é a divulgação de um balanço social consistente, que seja o resultado de um trabalho ético e integrado de Comunicação com responsabilidade social. Atualmente o mundo é constituído por relações. E nele, o consumidor e a sociedade impõem às empresas (como condição para estabelecer uma relação regular, saudável, duradoura e benéfica) questões de natureza econômica, social, ambiental, histórica e cultural, observadas ou percebidas nas atitudes das organizações, cobradas pela coerência e responsabilizadas por seus atos. É neste âmbito que o comunicador age, com vistas ao desenvolvimento da empresa.


BIBLIOGRAFIA

ARGENTI, Paul A. Comunicação Empresarial: a construção da identidade, imagem e reputação. Rio de Janeiro, Elsevier, 2006

ARGYRIS, Chris e outros. Comunicação eficaz na empresa. Rio deJaneiro, Editora Campus, 1999

BARÇANTE, Luiz César e CALDAS DE CASTRO, Guilherme. Ouvindo a vozdo cliente interno. Rio de Janeiro, Qualitymark, 1999

FERREIRA, Alípio do Amaral. Comunicação para a qualidade. Rio de Janeiro, Qualitymark, 2004

Observe o vídeo abaixo, e reflita sobre o que tens feito para melhorar a sua cominicação.

Nenhum comentário: